
Mística
O patrono da III secção é S.Pedro.
S. Pedro é o apóstolo escolhido por Cristo para guiar e construir a Igreja - "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja".
É humilde, forte e a cima de tudo é um pioneiro de um tempo novo.
São Pedro motiva os pioneiros a fazer uso dos seus talentos tentando sempre alcançar o bem, para que assim se consiga construir na terra o reino dos Céus.
Para além de S. Pedro os pioneiros devem seguir os Modelos de Vida de outras personalidades ligadas à Igreja que também contribuíram para a construção de uma comunidade erguida pela fé. São elas:
- São João de Brito
- Santa Catarina de Sena
- Santa Teresa do Menino Jesus
A III secção está também ligada a outros Grandes Pioneiros, como:
- Leonardo da Vinci
- Padre António Vieira
- Albert Einstein
- Marie Curie
- Florence Nightingale
- Isadora Duncan
Simbologia
O verdadeiro pioneiro vive segundo a máxima "Saber, Querer e Agir" sendo sempre fiel a si mesmo e aos seus próprios sonhos. A gota de água, a rosa-dos-ventos, a machada e o icthus vão ajudar o pioneira a seguir esta máxima.
- Gota de Água - é símbolo da pureza de Deus e do próprio pioneiro enquanto pessoa e individuo. Representa a transparência, que deve ser uma das qualidades do pioneiros. É símbolo de união, o pioneiro é uma gota que se junta ao seu grupo, e que assim se junta a outras gotas tornando-se torrente. A cima de tudo a gota de água mostra ao pioneiro o saber, saber-ser, saber-estar e saber-fazer.
- Rosa dos Ventos - é símbolo da direcção e da escolha certa. É também símbolo da vida de pioneiro e das escolhas que o mesmo faz. A rosa dos ventos é a representação do querer para o pioneiro. Mostra-lhe o quão importante são as escolhas e da responsabilidade que tem que assumir perante as mesmas.
- Machada - representa a acção, a construção e a transformação de um mundo segundo a vontade de Deus. É a combinação do quer e do saber. Mostra ao pioneiro que este pode transformar os seus sonhos em realidade . A machada é símbolo do agir.
- Icthus - é símbolo da presença de Deus, e da materialização do mesmo perante a comunidade sob a forma de alimento do corpo e da alma. Representa também S. Pedro, um mero pescador que se converteu e se tornou no construtor da igreja de Deus e agora, patrono dos pioneiros. Essencialmente o icthus é símbolo de fé e de razão. O icthus simboliza o acreditar.




