top of page

Mística

 

    São Paulo (5 d.C. - 67 d.C.) é o patrono da IV secção, foi um homem sólido, intransigente, impetuoso, e ao mesmo tempo, um irmão, um amigo para os seus companheiros.

Os judeus encarregaram-no da difícil tarefa de eliminar das suas comunidades a doutrina cristã. Paulo dirigiu então a repressão contra os seguidores de Cristo, fazendo-o de uma forma muito dura.

    Até esse momento Paulo sentia-se bem e dava graças a Deus pois o tinha feito um crente responsável. Mas cedo descobriu que os seus méritos e seus serviços não eram o que contava para Deus. Paulo viu-se a si mesmo um pecador, violento e rebelde mas ao mesmo tempo compreendeu que Deus acolhe, entende, perdoa.
     São Paulo foi o escolhido para ser o patrono da IV secção por a sua vida ser um excelente exemplo de um "Homem Novo".



Os caminheiros têm como modo de vida o ideal do Homem Novo. Este conceito é alcançado através dos valores e principios das Bem Aventuranças.



Simbologia



  • Vara bifurcada- A vara simboliza o apoio na caminhada. Ao ser bifurcada simboliza a necessidade de o Caminheiro fazer ou renovar opções, sinal de que se compromete a aderir continuamente ao projecto das Bem Aventuranças.





  • Mochila - O Caminheiro transporta na mochila apenas o que e é útil. É símbolo do seu desprendimento e da sua determinação de ir sempre mais além.





  • Evangelho –simboliza o anúncio da Boa Nova de Cristo.

 



  • Pão -  é alimento do corpo, dado em partilha e em comunhão. Fruto do trabalho árduo do homem.



  • Tenda - É sinal da mobilidade do Caminheiro e da sua prontidão para se pôr em marcha. Ao ser montada demonstra a necessidade de descanso. A tenda também é sinal de acolhimento aos outros e da presença de Deus no meio do seu povo.





Fogo - É Sinal da descida do Espírito Santo. É o fogo que ilumina e aquece o Caminheiro durante a sua caminhada.

bottom of page